Wednesday, July 11, 2012

Tentáculos de Pota no Forno à Lagareiro


Ninguém é perfeito e todos temos telhados de vidros. Antes de abrirmos a boca para emitir uma opinião é preciso parar para pensarmos no que vamos dizer. Primeiro porque todos nós estamos sujeitos a ser criticados. E depois porque a maneira como emitimos a nossa opinião, ou seja a maneira como falamos, pode ser determinante no modo como a mensagem passa. Claro que ninguém gosta de ser criticado, mesmo quando há razões para isso. Pior é quando essa critica em vez de ser dita de maneira construtiva e de nos ajudar a melhorar é dita de maneira destrutiva, quase a roçar a humilhação e com um quê de má criação.
Eu não sou perfeita nem acho que estou livre de criticas. Também critico e opino. Mas digo o que tenho a dizer de forma a não ferir as pessoas, de modo a que a minha critica e opinião possa ser uma ajuda ou um incentivo a melhorar. E quantas e quantas vezes calei opiniões apenas porque não era o local ou o momento para as emitir ou apenas porque a pessoa não merecia a minha critica. Pena que algumas pessoas, debaixo de uma aura de superioridade desconhecida até então e com a desculpa de serem assim não saibam os limites do que deve ou não ser dito. É uma pena, porque todos  temos telhados de vidro, é normal de algum dia eles se partam.
E como este é um blogue de receitas, uma receita de tentáculos de pota à lagareiro que foram um almoço que me soube muito bem!

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de tentáculos de pota
3 cebolas pequenas
4 dentes de alho grandes
8 batatas pequenas
1 malagueta seca (opcional)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

Coza os tentáculos de pota em água com um pouco de sal e uma cebola inteira cerca de 1 hora ou até a pota estar macia. Coza também as batatas com pele em água temperada de sal até ficarem macias.
Coloque depois os tentáculos num tabuleiro que posso ir ao forno e acrescente do dentes de alho laminados, duas cebolas cortadas em quartos, a malagueta. Polvilhe as cebolas com um pouco de sal, tempere com pimenta moída na hora e regue generosamente com azeite.  Escorra as batatas e dê-lhes um murro leve, de modo a que abram e coloque-as também no tabuleiro. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 minutos ou até as cebolas estarem douradas.
Antes de servir polvilhe com salsa picada.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2