Wednesday, October 19, 2011

Creme de Abóbora Assada

"Saber esperar é uma virtude", é o que sempre me diz a minha avó. E eu, que nunca fui, nem sou, a pessoa mais paciente, dou comigo a pensar que uma das coisa mais idiotas é ter de esperar. Na maioria das vezes quero que tudo aconteça ao ritmo das minhas vontades e desejos. E quando isso não acontece é-me difícil perceber o porquê. Mas, apesar da impaciência crónica que me assiste em alguns casos, a única coisa que me resta é, claro está, esperar. Esperar pelo momento certo, pela pessoa certa, pelo trabalho certo, pela decisão certa. Esperar. E começo a aprender a saber esperar.
É por isso que quem esperar pacientemente que a abóbora asse antes de preparar esta sopa deliciosa verá que o resultado final vale realmente a pena, e compreenderá (e comprovará) o que quero dizer. É que há coisas pelas quais vale mesmo a pena esperar. Como diz o ditado, "quem espera, sempre alcança".

Ingredientes para 6 pessoas:

1 cebola
azeite q.b.
sal q.b.
1 raminho de tomilho fresco
750g de abóbora limpa e sem casca
amêndoa laminada e previamente torrada para servir

Preparação:

Corte a abóbora em fatias não muito finas e coloque-as num tabuleiro. Tempere com um pouco de sal e regue com um fio de azeite. Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno quente (180ºC) durante 30 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 10 minutos até a abóbora começar a ficar um pouco loura. Retire depois do forno.
Entretanto pique a cebola e leve-a a refogar num pouco de azeite. Acrescente a abóbora assada, o tomilho e um pouco de água quente e deixe levantar fervura. Retire o tomilho e triture a sopa até esta ficar bem cremosa. Se necessário acrescente mais água e deixe ferver novamente. A sopa deverá ficar espessa, mas não demasiado grossa. Rectifique de sal.
Sirva a sopa quente em tacinhas polvilhada com as lascas de amêndoa.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2