Monday, October 22, 2012
Angel Cake (Bolo de Claras)
“ O que é doce nunca amargou”, já diz o ditado e por aqui continuam as receitas doces. Agora um bolo curioso. De claras, sem nenhuma gordura (portanto livre de colesterol) e preparado numa forma que não se unta ou sequer polvilha. Estranho pensei eu, mas nem assim deixei de arriscar. Um bolo para aproveitar as claras do congelador e que todos gostaram. É um ótimo bolo para o lanche da tarde ou para o chá, para além de ficar um bolo muito mimoso e vistoso. A cobertura de açúcar poderá parecer excessiva, mas juntamente com os mirtilos (que podem ser outro fruto vermelho como morangos, por exemplo) fazem toda a diferença na simplicidade deste bolo.
Ingredientes:
(adaptado de Olive, Novembro 2012, página 84)
8 claras
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
250g de açúcar em pó
140g de farinha (sem fermento)
1 colher de chá de extrato de baunilha
Raspa da casca de 1 limão
Cobertura:
3 colheres de sopa de sumo de limão
150g de açúcar em pó
100g de mirtilos
Preparação:
Bata as claras juntamente com uma pitada de sal e o bicarbonato de sódio até estarem em castelo. Junte depois o açúcar em pó peneirado, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira elétrica cerca de 20 segundos entre cada adição de açúcar. Envolva depois a farinha, em três vezes, cuidadosamente com a colher de pau. Junte depois o extrato de baunilha e a raspa de limão.
Coloque a mistura numa forma com buraco (tem de ser uma forma com buraco!) com 18cm de diâmetro, mas não unte a forma ou a polvilhe. Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 35 minutos ou até o bolo estar cozido.
Assim que o retirar do forno vire a forma ao contrário sobre uma tábua ou prato de servir e deixe ficar assim. O bolo acabará por cair naturalmente à medida que arrefece. Deixe arrefecer completamente.
Entretanto prepare a cobertura misturando o açúcar em pó com o sumo de limão. Espalhe sobre o bolo já frio e decore com os mirtilos.
Bom Apetite!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment