O que vale, é que apesar de algum cansaço à mistura a cozinheira sempre vai fazendo umas coisas que não necessitam de varinha mágica e de máquina de pão. E desde que eu não entre “de baixa” as receitas lá vão continuando (desde que não seja necessário recorrer a varinhas mágicas e máquinas de pão!!), e portanto hoje há perninhas de frango assadas com compota de pêssego. E há também uma sugestão para os presentes caseiros de natal: se costumam oferecer compotas a amigos ou familiares e ouvem respostas do género “eu nem gosto de compota” ou “eu não como doces com pão”, que tal, juntamente com o frasquinho deste ano juntarem esta receita de perninhas de frango?
Quanto mais não seja é uma original receita para consumir compotas caseiras!
Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Dinner – A Love Story” Jenny Rosenstrach, página 133)
4 a 6 perninhas de frango com pele (depende do tamanho)
1 colher de sopa de folhinhas de tomilho fresco
1 colher de sopa de mostarda de grão à antiga
6 colheres de sopa bem cheias de compota de pêssego ( na verdade podem usar outras variedades como maçã, ameixa, alperce, pera…)
3 colheres de sopa de água
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Forre um tabuleiro com papel vegetal (isto não é obrigatória, mas na altura de lavar o tabuleiro ajuda e muito!) Coloque as perninhas de frango no tabuleiro e tempere-as com sal e pimenta.
Num tachinho junte as folhinhas de tomilho, a mostarda, a compota e a água. Mexa bem e tempere com um pouco de sal e pimenta. Leve ao lume e deixe ferver em lume brando durante 2 ou 3 minutos. Verta a mistura sobre as perninhas de frango envolvendo bem e leve-as a assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que estejam cozinhadas, douradas e caramelizadas.
Sirva com arroz branco e salada ou couves de bruxelas cozidas.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment