A prima I. mandou ovos caseiros das suas galinhas. E alheiras também elas caseiras, preparadas pelas suas mãos, com as carnes dos animais criados por ela e bem alimentados e tratados. A prima I. só não me mandou os espinafres, que também são caseiros, estes semeados e colhidos pelas mãos dos meus queridos avós, e que começam a chegar agora em força cá a casa, assim como as alfaces.
No dia em que chego a casa com a cesta cheia destes produtos tão especiais, sinto-me afortunada. Por saber de onde vêm os ovos, as alheiras e os espinafres. De quando vou às compras - ao supermercado - olhar de lado para os ovos, as alheiras, os espinafres, as alfaces, as batatas, as cebolas, o azeite, ... e saber que tenho a sorte de receber estas coisas de quem as semeia, colhe, recolhe ou prepara com amor.
Das mãos calejadas da prima I. que trabalha todos os dias, sem saber quase distinguir entre sábado ou domingo, ou sequer o que são férias, e que dá de tudo o que tem achando sempre que é pouco e fraco e coisa simples. Da prima I., que nem se apercebe da felicidade que é, e que sinto, em cozinhar com estes ingredientes, uns ovos mexidos com alheira e espinafres. E para a prima I. um obrigado tão grande e sincero como as ofertas que ela me faz.
Ingredientes para 2 pessoas:
4 ovos
1/2 alheira
sal e pimenta q.b.
2 mãos cheias de espinafres frescos
azeite q.b.
Preparação:
Tire a pele à alheira e corte-a em rodelas. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e junte as rodelas de alheira deixando-a cozinhar. Acrescente também as folhas de espinafres previamente lavadas e deixe-as murchar.
Entretanto bata os ovos com um pouco de sal e pimenta e junte-os na frigideira à mistura de alheira e espinafres. Vá mexendo até os ovos coagularem e apresentarem uma textura cremosa.
Coloque depois num prato e sirva com pão caseiro torrado.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment